Cianotipias Apigmentadas

Data: 23 de outubro 2021

Horário: 10h-13h
Local: Presencial (Atelier da Alojarte – Rua Direita nº2, 2550-305 Figueiros – Cadaval)
Destinatárias/os: Docentes de todos os grupos de recrutamento e outras pessoas interessadas no tema
Créditos de formação para docentes: 3 horas – Ação de Curta Duração
Investimento: 25,00€ (inclui IVA à taxa de 23%)
Formadora: Rita Luiz

Conceção: Equipa Apigmenta
Organização: Apigmenta/Alojarte
Acreditação: CFAE Oeste

Lotação: Mín.6  Máx.15 participantes

Sinopse:

A prática e a exploração da técnica da cianotipia desenvolve-se num dos eixos da apigmenta, a que chamámos “edições”: trabalhos artísticos realizados por nós e que podem ser adquiridos de forma acessível. Como forma de educação artística, paralelamente a esta produção de edições, achámos pertinente dar a conhecer o processo da técnica de cianotipia.

Utilizando elementos vegetais e a partir de uma caixa de luz desenhada por nós, desafiamos cada participante a explorar e a construir algumas composições criativas: cianotipias apigmentadas!

  • Materiais incluídos

Nota Biográfica da Apigmenta – link: https://www.apigmenta.com/

Este projeto nasce do encontro das vontades de duas amigas – a Mariana e a Rita – que tinham e têm um objetivo comum: querer mostrar diferentes formas de pensar e fazer educação artística. acreditamos que as práticas artísticas têm um potencial educativo e social na formação de uma sociedade mais atenta e criativa. Organizamo-nos em três vertentes diferentes – mediação, academia, edições -, que privilegiam o processo, incentivam a criatividade e espírito crítico, tendo em conta os interesses e ritmos individuais de quem quer experimentar connosco a educação artística – promovendo a inclusão, intergeração e aprendizagem ao longo da vida.

Desde outubro de 2019 que trabalhamos por iniciativa própria e em colaboração com outras entidades culturais, através da consultoria e da formação artística, tais como: Palácio Anjos – Centro de Arte Contemporânea, Museu Calouste Gulbenkian e FAVS- Casa Atelier Vieira da Silva.

Nota biográfica da Rita Luiz
“Vim ao mundo numa casa cheia de ideias, e com os meus pais cedo aprendi a olhar criativamente para as coisas e para as pessoas. nem todos apreciavam esta minha faculdade, mas depois li, ou leram-me, o Principezinho, e compreendi que não estava sozinha.
Uns anos mais tarde licenciei-me em pintura. em 2014, vivi dois meses na ilha do Príncipe, onde descobri que um olhar criativo pode fazer muito quando se quer ensinar os outros, e onde decidi fazer a pós-graduação em educação artística.” 

FORMAÇÃO ACADÉMICA
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Pós-graduação em educação artística 

Licenciatura em pintura.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
2019 – atual: direção criativa na APIGMENTA art education
2019: produção e educação artística na Qual Albatroz, Lda.
2016 – 2018: assistência educativo-artística no serviço educativo
​do Museu Calouste Gulbenkian, FCG.

 

Notas: A inscrição é individual. O preenchimento do formulário é indispensável para frequentar a formação, mas sua inscrição apenas será válida após efetuado o pagamento para o IBAN: PT50 0007 0000 0050 0138 1122 3 (AMRELO AOS MOLHOS, LDA.) e enviado o comprovativo para o email apigmenta@outlook.com